“Coraline”, um livro que lerei para os meus filhos

coraline-movie-image-01

Comprei Coraline por dois motivos: Por ser fã do trabalho de Neil Gaiman e de seu Sandman; e por ter achado o filme baseado no livro fantástico.

Sabia que ia achar mais sobre a história no livro do que no filme, por isso comecei a lê-lo. Fiquei surpreso, mas de uma forma boa. O filme é extremamente fiel ao livro, mas ao livro cabe a reflexão e profundidade que o longa não é capaz de passar para o espectador.

Coraline Jones se mostra uma menina completamente à frente de sua idade, mas, ao mesmo tempo, dotada da inocência que faz Alice ser uma das personagens mais memoráveis de todos os tempos. O processo de amadurecimento pelo qual ela passa durante a história é contagiante, e te leva às reflexões que passam pela cabeça da garota.

A mente perversa de Gaiman é, claro, exposta no livro. Para quem leu Sandman, algumas passagens vão ser comparáveis à epopéia do Senhor dos Sonhos, mas traduzidas no corpo de uma simples menina curiosa.

Aliás, falando em simplicidade, Coraline preza por esse elemento mais do que muitos outros livros que li. Com uma premissa simples (Uma garota entediada descobre um mundo paralelo ao seu), cenários simples, e personagens simples, porém extremamente cativantes, o livro consegue te prender mais do que grandes viagens épicas cheias de detalhes. É o tão falado “menos é mais”.

Enfim, recomendo Coraline para qualquer pessoa que saiba ler. É uma história aterrorizantemente encantadora que vale a pena ser lida por se tratar do terror traduzido de forma mais encorajadora possível.

Anúncios
Etiquetado , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: