Google teria finalmente acertado no mercado de redes sociais?

google-plus

25 milhões de usuários em pouco mais de um mês. Aproximadamente 1 bilhão de itens compartilhados por dia. O aplicativo mais baixado para iPhone em menos de uma semana de disponibilidade na AppStore. Os números do Google+, nova rede social da gigante da internet, impressionam. Será que finalmente a Google encontrou o caminho das pedras no disputado mercado de redes sociais?

A empresa já se aventurou no mercado social antes, o que fez com que o lançamento do Google+ fosse visto com certo ceticismo. A Google já havia fracassado com o Wave, que prometia uma revolução no modo como as pessoas se comunicam e criam projetos online, mas se mostrou complicado demais para o usuário; e o Buzz, que levantou sérias discussões sobre privacidade, uma vez que uma falha no sistema possibilitava a visualização de todas as informações do usuário. Mas agora a história pode ser diferente.

Baseado na premissa de tornar o Google um serviço de pesquisas mais social, surgiu o Google+, uma extensão do gigante das buscas. Com o intuito de frear o crescimento do Facebook e se impor como maior anunciante da web, a empresa criou um ambiente favorável ao compartilhamento de informações integrado aos seus serviços já existentes, como Gmail e Android.

Mas o grande trunfo da nova rede social não é esta integração, mas sim atingir um dos pontos fracos do Facebook, a privacidade. Partindo do princípio de que as pessoas não têm o mesmo grau de amizade com todos seus amigos na rede, o Google+ permite separar os contatos do usuário em círculos de amizade. Ou seja, é possível separar seus contatos familiares dos profissionais, e até mesmo seus amigos íntimos, e compartilhar com determinado círculo somente o conteúdo interessante a ele. Pense da seguinte forma: pode ser interessante compartilhar com seus amigos as fotos da balada, mas este conteúdo pode ser visto com outros olhos pelo seu chefe e por sua família.

A questão da privacidade é um dos fatores determinantes para o crescimento explosivo do Google+. Em apenas 16 dias, a nova rede social alcançou a incrível marca de 10 milhões de usuários. Como comparação, o Facebook demorou 852 dias para alcançar esta marca, enquanto o Twitter levou 780 dias. Hoje, pouco mais de um mês após seu lançamento, a rede social da Google já ultrapassa a casa dos 25 milhões de usuários, sendo que o ranking de países é liderado pelos Estados Unidos, com mais de 6 milhões de usuários. O Brasil aparece em sexta posição, com mais de 780 mil perfis. Vale lembrar que esse crescimento acontece no período em que o Google+ está em beta e com acesso restrito a pessoas com convites. A expectativa é de que esses números aumentem quando o acesso for liberado ao público em geral.

Mas o forte crescimento do Google+ e sua priorização por privacidade não o tornam um “Facebookkiller”, como muitos vem profetizando nas últimas semanas. A rede social de Mark Zuckerberg ainda lidera com folga o mercado, tendo atingido recentemente a marca de 750 milhões de usuários e sendo o segundo site mais acessado no mundo, ficando atrás justamente do Google.com. Além da base de usuários elevada, o Facebook conta com uma estrutura melhor de negócios, com maior capacidade de atrair anunciantes, enquanto o Google+ simplesmente ainda não possui suporte empresarial.

Mas isto está para mudar. A empresa anunciou que está trabalhando no Google+ Business, pacote de serviços para empresas anunciarem e interagirem com os membros da rede social. Ainda envolto de mistérios, muito pouco se sabe sobre este serviço.

Outro feature que está a caminho do Google+ é a criação de APIs para a rede. O Facebook possui um amplo sistema de aplicativos à disposição de usuários e marcas, e a Google parece estar caminhando para o mesmo rumo. Rumores indicam que, inclusive, um serviço exclusivamente voltado para games será criado no Google+. Esse rumor é fortalecido pelos altos investimentos da empresa nos mercados de jogos sociais em 2010, quando adquiriu empresas como Slide, Jambool e SocialDeck, além de ter investido mais de USD 100 milhões na Zynga, maior empresa de social games do mundo e criadora de Farmville, com mais de 80 milhões de jogadores no Facebook.

Isso tudo indica que a Google finalmente parece ter descoberto como trabalhar nas redes sociais. A empresa definitivamente aprendeu com seus fracassos e, mais importante ainda, com os sucessos e fracassos dos concorrentes. O reflexo disso foi o crescimento no valor da empresa na semana que sucedeu o lançamento do Google+: o valor de mercado da gigante da internet cresceu nada mais, nada menos do que USD 20 bilhões após o lançamento de sua rede social. O Google+ não é mais uma simples aposta da Google. Ele é uma realidade. Resta saber se a nova rede segura o gás para se tornar um sucesso.

Anúncios
Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: