1 livro, 1 mês, 1 desafio

Desde pivetinho, uma das minhas maiores paixões foi escrever. Lembro que quando comecei a escrever tinha a mania de jogar meia dúzia de palavras em 3 folhas sulfites (o que trazia à tona a fúria da minha mãe), fazer uns rabiscos, grampear e chamar aquilo de livro. Achava o máximo. A paixão me seguiu até o colégio, onde fiz parte do jornal da escola, onde escrevi crônicas por uns bons 3 anos.

Hoje, ainda gosto muito de escrever, sou colaborador de um blog (ou ao menos tento), mas sou mais uma das vítimas de um dos piores males dessa vida: A falta de tempo. Quando você trabalha a 2 horas de casa e ainda encara 4 horas de aula por dia é complicado querer fazer qualquer coisa. E aposto que não sou o único que tem esse problema 🙂

E justamente por conta dessa total falta de tempo para respirar que me chamou atenção o projeto National Novel Writing Month (ou NaNoWriMo, para os mais chegados – www.nanowrimo.org). A ideia é bem simples, na verdade: Durante o mês de novembro, os participantes devem escrever um romance de 50.000 palavras, algo em torno de 175 páginas.

Fácil, né?

Nem tanto. Sofremos muitas interferências ao longo do dia, e é extremamente complicado arranjar um tempo para nos fecharmos em nossos mundinhos e focarmos em narrar uma história que só existe dentro de nossas cabeças. É um processo que exige disciplina e dedicação, e foi isso que me encantou no projeto: O desafio vale não pela limitação de tempo, pelos caracteres ou pela história, mas sim pelo auto-controle necessário para dar se dedicar à narrativa.

E, como disse lá em cima, não devo ser a única pessoa a ver o desafio dessa forma. De acordo com o site do projeto, mais de 200 mil pessoas toparam o desafio e se inscreveram, sendo que pouco mais de 30 mil concluiram suas histórias em um mês. Não sei se conseguiria entregar os 50.000 caracteres a tempo, mas dá vontade de arriscar e tentar. Você não precisa ser um escritor profissional para participar. Basta ter uma ideia interessante na cabeça e força de vontade 🙂

Se você ficou inspirado ou inspirada a encarar o desafio, sobre o que você escreveria?

Anúncios
Etiquetado , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: